Resolva as suas dúvidas
PORQUE CUIDAR TAMBÉM É ORIENTAR
Dúvidas sobre exames?
Respondemos as perguntas mais frequentes de forma simples e direta. Mas, se quiser falar com a gente, é só clicar aqui — estamos prontos pra te ajudar.
Pré-Visita e Agendamento
Preciso de um pedido médico para realizar exames?
Sim, para a grande maioria dos exames diagnósticos e para que haja cobertura pelo seu convênio, a apresentação do pedido médico é indispensável. Alguns exames de bem-estar e check-ups podem não exigir pedido. Em caso de dúvida, por favor, entre em contato conosco.
O que preciso levar no dia do exame?
Para agilizar seu atendimento, por favor, traga um documento de identificação com foto, o cartão do seu convênio (se aplicável) e o pedido médico original (físico ou digital).
É permitido levar acompanhantes?
Para garantir o conforto e a segurança de todos em nossas unidades, a presença de um acompanhante é permitida em casos específicos, como para gestantes, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Se o seu exame exigir um acompanhante, essa informação será fornecida durante o agendamento.
Com quanto tempo de antecedência devo chegar à unidade?
Recomendamos que você chegue com 15 a 30 minutos de antecedência do seu horário agendado. Esse tempo é importante para realizarmos seu cadastro na recepção com tranquilidade e garantirmos que seu atendimento ocorra no horário previsto.
Preparo para o Exame
Quais exames precisam de jejum e por quantas horas?
O jejum é necessário para garantir a precisão de alguns exames, pois a ingestão de alimentos pode alterar os níveis de substâncias como glicose e gorduras no sangue. A necessidade e o tempo de jejum variam para cada exame. Você pode encontrar a orientação específica para o seu exame em nossa ferramenta de busca ou nas instruções enviadas no momento do agendamento.
O uso de medicamentos pode interferir nos resultados?
Sim, alguns medicamentos podem influenciar nos resultados dos exames. É muito importante que você não suspenda o uso de nenhum remédio sem a orientação do seu médico. No dia do exame, informe à nossa equipe todos os medicamentos que você utiliza regularmente.
Posso realizar exames se estiver com gripe, resfriado ou febre?
Se você estiver com febre ou um quadro infeccioso agudo, recomendamos adiar a coleta de exames eletivos. Uma infecção pode alterar temporariamente diversos marcadores no seu sangue, como os de inflamação, o que pode interferir na interpretação dos resultados. Converse com seu médico ou com nossa equipe para reagendar.
Qual é o preparo para a Ressonância Magnética?
Para a sua segurança e a qualidade do exame, é fundamental que você remova todos os objetos metálicos, como joias, relógios e piercings. Dependendo do tipo de ressonância, pode ser necessário um período de jejum. Caso seja indicado o uso de contraste, nossa equipe fornecerá todas as orientações. Por favor, informe-nos se você possui algum implante metálico ou marcapasso.
Por que devo desprezar o primeiro jato de urina na coleta do exame?
Desprezar o primeiro jato de urina é uma instrução importante para garantir a qualidade da sua amostra. Esse procedimento ajuda a eliminar as impurezas e microrganismos que podem estar presentes no canal urinário, garantindo que o material coletado para análise seja o mais representativo e livre de contaminação possível.
Pós-Visita e Resultados
Como posso acessar os resultados dos meus exames?
Seus resultados podem ser acessados de forma segura e conveniente através do nosso Portal do Paciente em link para o portal. Você precisará do seu CPF e do número de protocolo/senha fornecido no dia do atendimento. Os prazos de liberação variam para cada exame.
Esqueci ou perdi minha senha de acesso. Como posso recuperá-la?
Não se preocupe. Em nossa página de resultados, você pode solicitar a recuperação da sua senha. O processo é simples e você receberá as instruções por e-mail ou SMS cadastrados em nosso sistema.
Como funciona o processo de cobrança para o meu convênio?
Após a realização dos seus exames, nós enviamos a cobrança diretamente para a sua operadora de saúde. A operadora então processa essa cobrança de acordo com as regras do seu plano (coparticipação, franquia, etc.). Qualquer valor de responsabilidade do paciente será determinado pela sua operadora. Para dúvidas sobre sua cobertura, recomendamos o contato direto com seu plano de saúde.
Serviços Diferenciados
Como funciona o atendimento domiciliar?
Oferecemos a comodidade de realizar a coleta de exames e a aplicação de vacinas no conforto da sua casa ou trabalho. O agendamento pode ser feito pelos nossos canais de atendimento, e nossa equipe especializada irá até você com todo o material necessário, seguindo os mesmos padrões de qualidade e segurança de nossas unidades.
As vacinas oferecidas são seguras?
Sim, a segurança é nossa maior prioridade. Todas as vacinas passam por testes rigorosos de segurança e qualidade antes de serem aprovadas para uso. Os benefícios da vacinação na prevenção de doenças graves superam em muito os riscos de reações, que geralmente são leves e passageiras, como dor no local da aplicação.
O que são testes genéticos?
Testes genéticos são exames avançados que analisam seu DNA para identificar alterações que podem estar associadas a doenças, determinar o risco de desenvolver certas condições ou guiar escolhas de tratamento. Eles são uma ferramenta poderosa para diagnósticos complexos e medicina personalizada. É fundamental que esses testes sejam realizados com acompanhamento e aconselhamento de um médico especialista.
Construção de Confiança e Qualidade
Por que devo escolher o HB Lab?
Nossa missão é cuidar da sua saúde com excelência, precisão e um atendimento humano. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados, tecnologia de ponta e processos rigorosos de controle de qualidade para garantir resultados confiáveis. Para nós, cada paciente é único, e nos dedicamos a oferecer uma experiência de cuidado completa e segura.
Meus dados pessoais e de saúde estão seguros?
Absolutamente. Levamos a sua privacidade muito a sério e temos um compromisso rigoroso com a segurança dos seus dados. Seguimos todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), utilizando sistemas seguros e processos controlados para garantir que suas informações pessoais e de saúde sejam tratadas com a máxima confidencialidade e integridade.
Quais são os meus direitos como paciente?
Você tem o direito a um atendimento respeitoso e atencioso, a ser identificado pelo seu nome, a ter sua privacidade e segurança garantidas, e a receber informações claras sobre todos os procedimentos. Para conhecer em detalhes todos os seus direitos e deveres, acesse nossa página [link para a página de direitos do paciente].