BIOQUÍMICA

Glicose 1 hora após o almoço

Descrição/Resumo: Semelhante ao anterior, mede a glicemia ~1 hora após o início do almoço do paciente. O almoço costuma ser a principal refeição do dia; esse teste observa se ocorre hiperglicemia pós-prandial elevada nesse horário. O raciocínio e uso clínico são equivalentes: verificar controle glicêmico pós-refeição, especialmente em regimes terapêuticos de insulina ou antidiabéticos orais durante o dia. Em diabetes gestacional, por exemplo, também se pode checar 1h pós-almoço para ver se está < 140 mg/dL.

Preparação: Idêntica à do pós-café – jejum até o almoço, fazer a refeição habitual completa (com quantidade usual de carboidratos), anotar horário de início e colher o sangue 1 hora depois . Não comer nada entre fim do almoço e a coleta; repousar nesse intervalo.

Tipo de material: Amostra de sangue (venosa).

Indicações principais: Avaliação de controle glicêmico pós-prandial no horário de almoço. Pode ser pedida no contexto de diabetes (p.ex., o paciente usa insulina rápida no almoço e quer-se conferir a dose). Em grávidas diabéticas, às vezes avalia-se tanto pós-café quanto pós-almoço para garantir metas. Em pacientes que relatam sintomas de hiperglicemia ou sonolência após almoço, a medição objetiva quantificar o pico. Em geral, não é exame de triagem ou diagnóstico, mas sim complementar no acompanhamento de diabéticos, mostrando se a glicemia pós-almoço está dentro do alvo.

Fale com um atendente sobre este exame no WhatApp

Não tem plano de saúde?

Realize seus exames com condições especiais

Parcele em até
12x sem juros

Mais de 450
tipos de exames

Preços competitivos
Fale conosco

Exames de sangue
e muito outros!