Descrição/Resumo: Semelhante ao anterior, mede a glicemia ~1 hora após o início do almoço do paciente. O almoço costuma ser a principal refeição do dia; esse teste observa se ocorre hiperglicemia pós-prandial elevada nesse horário. O raciocínio e uso clínico são equivalentes: verificar controle glicêmico pós-refeição, especialmente em regimes terapêuticos de insulina ou antidiabéticos orais durante o dia. Em diabetes gestacional, por exemplo, também se pode checar 1h pós-almoço para ver se está < 140 mg/dL.
Preparação: Idêntica à do pós-café – jejum até o almoço, fazer a refeição habitual completa (com quantidade usual de carboidratos), anotar horário de início e colher o sangue 1 hora depois . Não comer nada entre fim do almoço e a coleta; repousar nesse intervalo.
Tipo de material: Amostra de sangue (venosa).
Indicações principais: Avaliação de controle glicêmico pós-prandial no horário de almoço. Pode ser pedida no contexto de diabetes (p.ex., o paciente usa insulina rápida no almoço e quer-se conferir a dose). Em grávidas diabéticas, às vezes avalia-se tanto pós-café quanto pós-almoço para garantir metas. Em pacientes que relatam sintomas de hiperglicemia ou sonolência após almoço, a medição objetiva quantificar o pico. Em geral, não é exame de triagem ou diagnóstico, mas sim complementar no acompanhamento de diabéticos, mostrando se a glicemia pós-almoço está dentro do alvo.